quinta-feira, 22 de abril de 2010

LITERATURA E PODCAST

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NUCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA - NEAD PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO - SEED/MEC CICLO INTERMEDIÁRIO ARICELMA COSTA IBIAPINA LITERATURA E PODCAST 1 INTRODUÇÃO Pensando na importância do podcast como recurso didático para ajudar os alunos na literatura foi que esta atividade intencionou a realização de podcasts sobre a vida e a obra do autor Ariano Suassuna. 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A Literatura é uma experiência que nos permite saber, experimentar e ver a vida pelos olhos de outrem. É mais que um saber reelaborado, ela é a incorporação do outro [...] sem renúncia [...] própria identidade, isso se dá, porque a literatura é plena de saberes sobre o homem e o mundo. (COSSON, 2006). O podcast surge como [...] alternativa na medida em que possibilita um acesso rápido e fácil à informação possibilitando ao utilizador alternativas de formação personalizadas e móveis em que o espaço da aprendizagem é [...] em qualquer lugar; o tempo de aprender. [...]. (BOTTENTUIT JUNIOR & COUTINHO, 2007). 3 METODOLOGIA A atividade proposta foi desenvolvida com os alunos do ensino médio dos três turnos em seis etapas da seguinte forma: Na 1ª etapa ocorreu a apresentação do livro aos alunos. Na 2ª etapa ocorreu a orientação da seleção de material. Na 3ª etapa ocorreu a escrita do roteiro do programa. Na 4ª etapa ocorreu o início dos ensaios das gravações com apoio dos gravadores. Na 5ª etapa ocorreu o momento das gravações. Na 6ª etapa ocorreu a avaliação e esboço de relatório. 4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS Os ambientes virtuais de ensino ou de aprendizagem, [...] são uma espécie de plataforma onde um grande número de recursos são disponibilizados para a gestão de conteúdos e alunos. Para além destas facilidades pode ainda ajudar a comunicação nos ambientes virtuais de aprendizes, pois a quase totalidade dos recursos disponibilizados nestes ambientes são textuais. (SANTOS, 2002). Pensando nisso é que o podcast foi escolhido como recurso didático para o desenvolvimento dessa atividade. O podcast pode servir como complemento às atividades didáticas, possibilitando aos utilizadores uma melhor compreensão dos conteúdos bem como a possibilidade de ouvir as aulas independente de lugar e espaço. (SANTOS, 2002). 5 SUGESTÕES/ RECOMENDAÇÕES O computador tem sido usado na educação como máquina de ensinar que consiste na informatização dos métodos de ensino tradicionais; o professor implementa no computador uma série de informações que devem ser passadas ao aluno, na forma de um tutorial, exercício e prática ou jogo. VALENTE, 1998). A atividade desenvolvida sugere e recomenda o seguinte: • Proporcionar aos alunos um contato mais efetivo com a literatura; • Realizar a leitura do texto; • Realizar a gravação longe de fontes de ruídos; • Atualizar o podcast regularmente; • Escolher o software que melhor se adéqüe às capacidades financeiras e tecnológicas do projeto; 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS Esta atividade contribuiu significamente para que alunos com pouca experiência com o uso do computador desenvolvessem todas as etapas proposta em parceria com os demais colegas. A atividade desenvolvida através da utilização do podcast motivou o aluno a viver a leitura como um momento de interação com o texto. A atividade possibilitou a instrumentalização do aluno para outras leituras, contribuindo para o desenvolvimento de competências de leitura e escrita. Essa abordagem da Literatura, que prioriza a interação do leitor com o texto e parte do horizonte de expectativas do aluno na seleção de obras, demonstrou vantagens em relação à abordagem histórica dos livros didáticos. REFERÊNCIAS BOTTENTUIT, JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. (2008) Use of Mobile Technologies in Portuguese Academic Community: an exploratory survey. IADIS 2007. COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. SUASSUNA. Ariano. O casamento Suspeitoso. FTD, SP. 2000. SARAIVA, Juracy Assmann. (Org.). Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001. VALENTE, J. A. Porquê o computador na educação. In: ProInfo.

Nenhum comentário:

Resultados de vídeo para aricelmaliteraturapodcast

literaturapodcast


Aricelma – 18/04/2010
8 min - abril 2010
www.youtube.com

www.youtube.com/literaturapodcastaricelmacibrasil

Material Disponível em: www.youtube.com/literaturapodcastaricelmacibrasil ou na Rádio Aluno: www.onlineradioalunomtc.com

http://blogliteraturapodcast.aricelmaci.com

Podcast disponível em:


http://blogliteraturapodcast.aricelmaci.com


Calendário, Chat da Terra, Links, Sites e Blogs Importantes

« 200720082009 »
JANEIRO
DSTQQSS
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031
1 - Confrat. Universal

FEVEREIRO
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
242526272829
2 - N. Srª dos Navegantes
5 - Carnaval

MARÇO
DSTQQSS
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031
21 - Paixão
23 - Páscoa

ABRIL
DSTQQSS
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930
21 - Tiradentes

MAIO
DSTQQSS
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1 - Dia do Trabalho
22 - Corpus Christi

JUNHO
DSTQQSS
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

JULHO
DSTQQSS
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

AGOSTO
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

SETEMBRO
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
7 - Procl. Independência
20 - Revolução Farroupilha

OUTUBRO
DSTQQSS
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031
12 - N. Srª Aparecida

NOVEMBRO
DSTQQSS
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30
2 - Finados
15 - Procl. da República

DEZEMBRO
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
25 - Natal




Acesse aqui o calendário de 2008

Julho 2008
S T Q Q S S D
« Jun


123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

FONÉTICA E FONOLOGIA

ORTOGRAFIA

MORFOLOGIA

SINTAXE

EXPANSÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA


Maranhão

http://chat03.terra.com.br

Selecione uma sala abaixo:
Salas
Entrar
Visitar
Pessoas
na Sala
Alcantara
0
Bacabal
0
Imperatriz
1
Santa Ines
0
Sao Jose de Ribamar
0
Sao Luiz
0

Livros - Paulo Freire

BAIXE AQUI É SÓ CLICAR NO NOME DO LIVRO

Homenagem a Paulo Freire

A importância do ato de ler

A pedagogia da esperança

Ação cultural para liberdade

Cartas a Guine Bissau

Conscientização

Educação e mudança

Extensão ou comunicação

Medo e ousadia

Pedagogia da indignação

Pedagogia do diálogo e conflito

Política e educação

Professora sim, tia não

Paulo Freire para educadores

Pedagogia da autonomia

Pedagogia do oprimido

Por uma pedagogia da pergunta

Regiões do Brasil

Região Centro-Oeste,

Goiás,Mato Grosso,

Mato Grosso do Sul,Distrito Federal

RegiãoNordeste,

Maranhão,Piauí,Ceará,Rio Grande do Norte

Região Norte

Acre,Amazonas,Roraima,Rondônia

Região Sudeste

Minas Gerais, Espírito Santo

Rio de Janeiro ,São Paulo.

Região Sul

Paraná,Santa Catarina

Rio Grande do Sul.
Novidade Cartão MegaBonus
Peça agora seu cartão megabonus e tenha lucro Real em suas compras
www.precard.com.br
Quer passar no ITA/ IME?
A maior aprovação ITA/ IME/ Fuvest. Material específico Turma ITA/IME
www.livrosdecursinhos.com.br
Converse com a galera
Chat, encontros, amor, romance Apaixone-se agora mesmo!
www.clubKdVc.com.br
Consulta CPF/CNPJ Online
Pendências e Restrições financeiras Protestos e Cheques sem fundo
www.CCFacil.com.br
Oi Toque
Musica toque p/ personalizar celular. Uma Semana Grátis!
Flycell.com.br/Toques
Sobre estes links

http://www.centrorefeducacional.com.br

http://novaescola.abril.com.br/

www.mec.gov.br

www.ufma.br

www.uema.br

www.univima.ma.gov.br

www.educacao.ma.gov.br

http://arianevidaepoesia.blogspot.com


http://ivetildedel.blogspot.com


http://eloizamarinho.blogspot.com


http://afragas3.blogspot.com


http://aricelmaci.blogspot.com


http://mariceiapedagoga.blogspot.com


http://raimundamari.blogspot.com


http://edvoneria.blogspot.com

http://verbenavrs.blogspot.com