quinta-feira, 22 de abril de 2010
LITERATURA E PODCAST
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
NUCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA - NEAD
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO - SEED/MEC
CICLO INTERMEDIÁRIO
ARICELMA COSTA IBIAPINA
LITERATURA E PODCAST
1 INTRODUÇÃO
Pensando na importância do podcast como recurso didático para ajudar os alunos na literatura foi que esta atividade intencionou a realização de podcasts sobre a vida e a obra do autor Ariano Suassuna.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Literatura é uma experiência que nos permite saber, experimentar e ver a vida pelos olhos de outrem. É mais que um saber reelaborado, ela é a incorporação do outro [...] sem renúncia [...] própria identidade, isso se dá, porque a literatura é plena de saberes sobre o homem e o mundo. (COSSON, 2006).
O podcast surge como [...] alternativa na medida em que possibilita um acesso rápido e fácil à informação possibilitando ao utilizador alternativas de formação personalizadas e móveis em que o espaço da aprendizagem é [...] em qualquer lugar; o tempo de aprender. [...]. (BOTTENTUIT JUNIOR & COUTINHO, 2007).
3 METODOLOGIA
A atividade proposta foi desenvolvida com os alunos do ensino médio dos três turnos em seis etapas da seguinte forma:
Na 1ª etapa ocorreu a apresentação do livro aos alunos.
Na 2ª etapa ocorreu a orientação da seleção de material.
Na 3ª etapa ocorreu a escrita do roteiro do programa.
Na 4ª etapa ocorreu o início dos ensaios das gravações com apoio dos gravadores.
Na 5ª etapa ocorreu o momento das gravações.
Na 6ª etapa ocorreu a avaliação e esboço de relatório.
4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS
Os ambientes virtuais de ensino ou de aprendizagem, [...] são uma espécie de plataforma onde um grande número de recursos são disponibilizados para a gestão de conteúdos e alunos. Para além destas facilidades pode ainda ajudar a comunicação nos ambientes virtuais de aprendizes, pois a quase totalidade dos recursos disponibilizados nestes ambientes são textuais. (SANTOS, 2002).
Pensando nisso é que o podcast foi escolhido como recurso didático para o desenvolvimento dessa atividade. O podcast pode servir como complemento às atividades didáticas, possibilitando aos utilizadores uma melhor compreensão dos conteúdos bem como a possibilidade de ouvir as aulas independente de lugar e espaço. (SANTOS, 2002).
5 SUGESTÕES/ RECOMENDAÇÕES
O computador tem sido usado na educação como máquina de ensinar que consiste na informatização dos métodos de ensino tradicionais; o professor implementa no computador uma série de informações que devem ser passadas ao aluno, na forma de um tutorial, exercício e prática ou jogo. VALENTE, 1998).
A atividade desenvolvida sugere e recomenda o seguinte:
• Proporcionar aos alunos um contato mais efetivo com a literatura;
• Realizar a leitura do texto;
• Realizar a gravação longe de fontes de ruídos;
• Atualizar o podcast regularmente;
• Escolher o software que melhor se adéqüe às capacidades financeiras e tecnológicas do projeto;
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esta atividade contribuiu significamente para que alunos com pouca experiência com o uso do computador desenvolvessem todas as etapas proposta em parceria com os demais colegas.
A atividade desenvolvida através da utilização do podcast motivou o aluno a viver a leitura como um momento de interação com o texto. A atividade possibilitou a instrumentalização do aluno para outras leituras, contribuindo para o desenvolvimento de competências de leitura e escrita. Essa abordagem da Literatura, que prioriza a interação do leitor com o texto e parte do horizonte de expectativas do aluno na seleção de obras, demonstrou vantagens em relação à abordagem histórica dos livros didáticos.
REFERÊNCIAS
BOTTENTUIT, JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. (2008) Use of Mobile Technologies in Portuguese Academic Community: an exploratory survey. IADIS 2007.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
SUASSUNA. Ariano. O casamento Suspeitoso. FTD, SP. 2000.
SARAIVA, Juracy Assmann. (Org.). Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001.
VALENTE, J. A. Porquê o computador na educação. In: ProInfo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Resultados de vídeo para aricelmaliteraturapodcast
www.youtube.com/literaturapodcastaricelmacibrasil
Material Disponível em:
www.youtube.com/literaturapodcastaricelmacibrasil
ou na Rádio Aluno:
www.onlineradioalunomtc.com
http://blogliteraturapodcast.aricelmaci.com
Podcast disponível em:
Mensagens do site de Elizabeth Teixeira
Calendário, Chat da Terra, Links, Sites e Blogs Importantes
Livros - Paulo Freire
BAIXE AQUI É SÓ CLICAR NO NOME DO LIVRO- Homenagem a Paulo Freire
-
- A importância do ato de ler
-
- A pedagogia da esperança
-
- Ação cultural para liberdade
-
- Cartas a Guine Bissau
-
- Conscientização
-
- Educação e mudança
-
- Extensão ou comunicação
-
- Medo e ousadia
-
- Pedagogia da indignação
-
- Pedagogia do diálogo e conflito
-
- Política e educação
-
- Professora sim, tia não
-
- Paulo Freire para educadores
-
- Pedagogia da autonomia
-
- Pedagogia do oprimido
-
- Por uma pedagogia da pergunta
-
Regiões do Brasil
Mato Grosso do Sul,Distrito Federal
Novidade Cartão MegaBonus
Peça agora seu cartão megabonus e tenha lucro Real em suas compras
www.precard.com.br
www.precard.com.br
Quer passar no ITA/ IME?
A maior aprovação ITA/ IME/ Fuvest. Material específico Turma ITA/IME
www.livrosdecursinhos.com.br
www.livrosdecursinhos.com.br
Converse com a galera
Chat, encontros, amor, romance Apaixone-se agora mesmo!
www.clubKdVc.com.br
www.clubKdVc.com.br
Consulta CPF/CNPJ Online
Pendências e Restrições financeiras Protestos e Cheques sem fundo
www.CCFacil.com.br
www.CCFacil.com.br
Oi Toque
Musica toque p/ personalizar celular. Uma Semana Grátis!
Flycell.com.br/Toques
Flycell.com.br/Toques
Sobre estes links
http://www.centrorefeducacional.com.br
http://novaescola.abril.com.br/
http://arianevidaepoesia.blogspot.com
http://ivetildedel.blogspot.com
http://eloizamarinho.blogspot.com
http://aricelmaci.blogspot.com
http://mariceiapedagoga.blogspot.com
http://raimundamari.blogspot.com
http://edvoneria.blogspot.com
http://verbenavrs.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário