quinta-feira, 22 de abril de 2010

Literatura e Podcast

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NÚCLEO DE ENSINO À DISTÂNCIA-NEAD PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO-SEED/MEC ARICELMA COSTA IBIAPINA RELATÓRIO: Literatura e Podcast Imperatriz – MA 2010 ARICELMA COSTA IBIAPINA RELATÓRIO: Literatura e Podcast Trabalho apresentado a Universidade Federal do Maranhão, no Núcleo de Ensino à Distância, no Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação no Módulo 4- O uso da Informática na prática pedagógica como requisito para avaliação da atividade 4 da etapa 3, sob a responsabilidade da professora tutora Liana da Silva Santos. Imperatriz – MA 2010 SUMÁRIO 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1 Tema / Atividade.......................................................................................................04 1.2 Escola / Localização.................................................................................................04 1.3 Área do conhecimento..............................................................................................04 1.4 Público Alvo.............................................................................................................04 1.5 Cursista / Turma.......................................................................................................04 1.6 Tutora........................................................................................................................04 2 INTRODUÇÃO.........................................................................................................05 3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA......................................................................05-06 4 METODOLOGIA...............................................................................................06-07 5 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS...................................07-08 6 SUGESTÕES E RECOMENDAÇÕES..................................................................08 7 CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................10 REFERÊNCIAS.......................................................................................................11 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1Tema : Literatura e Podcast 1.2 Escola / Localização: 1.3 Área do conhecimento: Literatura 1.4 Público Alvo:Alunos do Ensino Médio 1.5 Cursista / Turma: Aricelma Costa Ibiapina 1.6 Tutora: Liana da Silva Santos 2 INTRODUÇÃO Pensando na importância do podcast como recurso didático para ajudar os alunos na literatura foi que esta atividade intencionou a realização de podcasts sobre a vida e a obra do autor Ariano Suassuna. Procurou também identificar características dos gêneros oral e escrito e observar suas diferenças, desenvolver os diferentes gêneros da oralidade assim como desenvolver no aluno habilidades de resolução de problemas utilizando o computador. Os conteúdos apresentados foram: Gêneros do oral e Edição de textos orais e escritos. O tempo que os alunos levaram para desenvolver a atividade foi de dezoito aulas. Os materiais utilizados foram o livro: O Casamento Suspeitoso, de Ariano Suassuna; computador; microfone; fone de ouvido; caixas de som; acesso à internet e gravador. A atividade pretendeu auxiliar o professor a despertar o interesse dos alunos pela literatura, enfocando, na sala de aula, o texto literário em suas diferentes realizações. A organização da aula de Literatura foi feita em diferentes etapas que contribuíram para: motivação para a leitura, leitura compreensiva e interpretativa e transferência e aplicação de leitura (SARAIVA, 2001), priorizando a análise linguística do texto. 3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A Literatura é uma experiência que nos permite saber, experimentar e ver a vida pelos olhos de outrem. É mais que um saber reelaborado, ela é a incorporação do outro [...] sem renúncia [...] própria identidade, isso se dá, porque a literatura é plena de saberes sobre o homem e o mundo. (COSSON, 2006). O ensino de literatura deve ser significativo, enfocando, nessa perspectiva, o texto literário como eixo do estudo. A partir da leitura dos textos e após ler diversos gêneros, o professor pode ir formulando com eles os conceitos e ir introduzindo informações mais teóricas. (ALVES, 2006). A noção de texto literário, compreendido como universo ficcional que, entretanto, traduz dimensões sociais, históricas e culturais, se complementa com o reconhecimento de que ele é, essencialmente, um fenômeno de linguagem. Dessa forma, a obra de literatura é um objeto de linguagem, ou seja, se constrói pela palavra e pelos recursos que a língua oferece: organização sintática, seleção vocabular, figuras de linguagem, musicalidade, ritmo [...]. Além disso, como produto da atividade humana, apresenta uma visão do mundo e da existência, ou seja, traz consigo marcas da humanidade – angústias, alegrias, sucessos, frustrações, conquistas, decepções. Tanto a dimensão linguística quanto a dimensão ‘humana’ do texto literário estão imbricadas, ou seja, uma contribui para a constituição da outra. Dessa forma, para que o leitor tenha acesso ao material humano presente na obra, deve ser capaz de perceber e dar sentido às estruturas lingüísticas empregadas em sua construção. Da mesma maneira, a temática desenvolvida pelo autor orienta suas escolhas lingüísticas. (SARAIVA & MÜGGE, 2006). O podcast surge como [...] alternativa na medida em que possibilita um acesso rápido e fácil à informação possibilitando ao utilizador alternativas de formação personalizadas e móveis em que o espaço da aprendizagem é [...] em qualquer lugar; o tempo de aprender. [...]. (BOTTENTUIT JUNIOR & COUTINHO, 2007). É um processo mediático que emerge a partir da publicação de arquivos áudio na Internet. Por ser uma tecnologia relativamente nova, com inúmeras possibilidades a serem exploradas, o termo continua ainda muito associado à disponibilização de programação musical que esteve na sua origem. (PRIMO, 2005). No podcast um ficheiro áudio é chamado de epidose (episódio), deve ter um tempo curto, pois o objetivo de cada episódio é conter uma história curta e direta sobre um conceito, bem como deixar pistas para a audição de novos episódios. (BOTTENTUIT JUNIOR & COUTINHO, 2007). Pensando assim, acredita-se na mudança de abordagem do ensino de Literatura com a utilização de podcast, como uma possibilidade para contribuir de forma mais significativa com a formação linguística e humana dos alunos. 4. METODOLOGIA A atividade proposta foi desenvolvida com os alunos do ensino médio dos três turnos em seis etapas da seguinte forma: Na 1ª etapa ocorreu a apresentação do livro aos alunos; a observação da estrutura do texto e da forma como ela é adequada para o teatro, com marcas de oralidade; a realização de uma pesquisa prévia sobre os programas de edição necessários para a sua realização; a promoção da audição de alguns podcasts disponíveis na internet para que todos se familiarizem com os vários gêneros que aparecem nos programas, como entrevista e debate; a explicação de que o objetivo do trabalho seria a realização, em grupo, de podcasts sobre a vida e a obra do autor; a divisão da turma em grupos; a pesquisa sobre informações de Suassuna em sites confiáveis e nos livros do próprio autor e a orientação dos textos que serviram de base para a elaboração dos roteiros. Na 2ª etapa ocorreu a orientação da seleção de material; a ajuda para a turma eleger os elementos principais (quem é o autor, onde nasceu, que obras escreveu etc.), solando informações com menor destaque, como comentários pontuais. Na 3ª etapa ocorreu a escrita do roteiro do programa; orientação sobre o podcast que levou ao ambiente virtual para as práticas do rádio; a orientação sobre como estruturar uma dinâmica ágil; a orientação sobre a escolha do gênero a ser desenvolvido (como entrevista e programa de perguntas e respostas) e a orientação sobre como cada grupo teve que se organizar a partir das informações da pesquisa para compor o roteiro adequado ao público ouvinte. Na 4ª etapa ocorreu o início dos ensaios das gravações com apoio dos gravadores; a observação das passagens escritas que não se encaixariam na dinâmica do podcast; a orientação e readequação dos textos e a explicação sobre como trabalhar a linguagem. Na 5ª etapa ocorreu o momento das gravações: foi deixado todo o equipamento ao alcance dos alunos e foi dito que é válido incrementar os programas com músicas para dar um ar mais profissional; foi estipulado o tempo máximo de cada programa e foi disponibilizado o conteúdo à comunidade escolar e publicado o material na internet. Na 6ª etapa ocorreu a avaliação e esboço de relatório. 5 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS Os ambientes virtuais de ensino ou de aprendizagem, [...] são uma espécie de plataforma onde um grande número de recursos são disponibilizados para a gestão de conteúdos e alunos. Para além destas facilidades pode ainda ajudar a comunicação nos ambientes virtuais de aprendizes, pois a quase totalidade dos recursos disponibilizados nestes ambientes são textuais. Os ambientes virtuais de aprendizagem podem ser definidos como espaços fecundos de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando, assim, a construção de conhecimentos, logo, a aprendizagem. Ou seja, são ambientes dotados de recursos pedagógicos que se bem empregados podem contribuir para o ensino e a aprendizagem. (SANTOS, 2002). Pensando nisso é que o podcast foi escolhido como recurso didático para o desenvolvimento dessa atividade. O podcast pode servir como complemento às atividades didáticas, possibilitando aos utilizadores uma melhor compreensão dos conteúdos bem como a possibilidade de ouvir as aulas independente de lugar e espaço. (SANTOS, 2002). Com a realização da atividade foi trabalhado a literatura estudada de forma prazerosa especialmente por conta da utilização do podcast e foi possível: fazer uma análise do conteúdo; dar novas orientações à turma ao fim de cada uma das etapas; avaliar o material coletado e a seleção de informações, além da readequação delas ao gênero oral escolhido pelos alunos; ler e refletir com a turma acerca dos roteiros elaborados; observar se as propostas se encaixam no formato escolhido e analisar as conclusões dos estudantes sobre os trechos que precisaram ser adaptados, diferenciando, assim, texto oral e texto escrito. 6 SUGESTÕES E RECOMENDAÇÕES Há muitas dificuldades ainda a serem superadas no chão da escola, e seria muito importante que o laboratório de informática tivesse um computador por aluno e também o apoio pedagógico na sala de informática, sendo estes os dois principais problemas encontrados durante o desenvolvimento da atividade. Mas a atividade teve muitos pontos positivos que superaram os negativos. O computador tem sido usado na educação como máquina de ensinar que consiste na informatização dos métodos de ensino tradicionais; o professor implementa no computador uma série de informações que devem ser passadas ao aluno, na forma de um tutorial, exercício e prática ou jogo. Desta forma o computador não contribui para a construção do conhecimento, pois a informação não é processada, mas simplesmente memorizada. A abordagem denominada por Papert de construcionismo permite que o aprendiz possa construir seu conhecimento através do computador. Segundo essa concepção, a construção do conhecimento só acontece quando o aluno constrói um objeto de seu interesse, um texto, um programa, etc.(VALENTE, 1998). Especificamente no Ensino Médio, a leitura dos textos literários é realizada de modo a privilegiar o estudo da história da literatura brasileira. A atividade desenvolvida sugere e recomenda o seguinte: • Desenvolver, nos alunos, um gênero de vida em que a literatura esteja sempre presente e, sobretudo, que seja apreciada, tendo em vista que a obra literatura é também memória e reconstituição de um tempo, de uma época, da Historia. E [...] para realmente ler, temos de assumir a nossa condição de co-autores da obra lida, de intérpretes e de fazedores de História (Leite: 1983); • Proporcionar aos alunos um contato mais efetivo com a literatura, favorecendo a dialogicidade dos alunos entre si e também com o texto literário; • Fazer um breve roteiro. Esboçar o caminho que pretende seguir; • Preparar o material em papel, ler em voz alta para conferir a pontuação correta, já que a falta de vírgulas e pontos ou uma leitura demasiado rápida poderá levar o ouvinte a interpretações distintas do objectivo proposto; • Realizar a leitura do texto com boa entonação, tentando fazer um discurso como se estivesse a manter diálogo com o ouvinte; • Realizar a gravação longe de fontes de ruídos; • Manter uma distância média (nem muito próximo, nem muito distante) do microfone para não prejudicar a qualidade da gravação; • Cronometrar o tempo de leitura total do episódio antes da gravação, evitando desta forma uma gravação sem desfecho, ou gravação repartida por excesso de tempo; • Como recurso auxiliar utilizar sons ou músicas de fundo nos episódios; • Lembrar sempre da questão dos direito de autor quando disponibilizar som ou música que ainda não faça parte do domínio público; • A transição entre assuntos devem ser claramente percebidas, com recurso a sons ou entonação vocal; a falta destes recursos podem comprometer a qualidade do episódio; • Atualizar o podcast regularmente, uma vez por semana ou uma vez por mês; • Escolher o software que melhor se adéqüe às capacidades financeiras e tecnológicas do projeto, pois em alguns casos é possível rentabilizar os episódios com recursos e aplicativos mais sofisticados; • Verificar o tamanho (em Kb) do ficheiro; • Gravar episódios de 20 a 30 minutos, pois episódios de tamanho superior podem cansar e desviar a atenção do ouvinte; • Evitar o uso de gírias e estrangeirismos; • Conferir sempre a altura do volume antes de gravar o episódio; • Ouvir o programa antes de divulgá-lo. (BOTTENTUIT JUNIOR & COUTINHO, 2007). 7 CONSIDERAÇÕES FINAIS Esta atividade contribuiu significamente para que alunos com pouca experiência com o uso do computador desenvolvessem todas as etapas proposta em parceria com os demais colegas. Mesmo diante de muitas dificuldades para realização da atividade, todos os objetivos traçados no planejamento foram alcançados, e foi possível perceber que os alunos aprenderam. Num mundo globalizado onde o tempo é escasso, o podcast surge como uma tecnologia alternativa extremamente potente para ser utilizada ao serviço do processo de ensino e aprendizagem tanto na modalidade a distância (e-learning) ou como no complemento ao ensino presencial (b-learning). De fato, o podcast permite ao professor disponibilizar materiais didácticos como aulas, documentários e entrevistas em formato áudio que podem ser ouvidos pelos estudantes a qualquer hora do dia e em qualquer espaço geográfico. (BOTTENTUIT JUNIOR & COUTINHO, 2007). A criação de podcasts, seja ela com objetivo educacional ou jornalístico, exige o cumprimento de algumas regras básicas que garantam a qualidade necessária a uma boa compreensão do conteúdo a ser transmitido. Com o podcast, o utilizador pode transformar-se num produtor e formador de opinião, pode experimentar o universo do jornalista, do locutor, do agitador cultural e, até mesmo, abandonar o anonimato. (BOTTENTUIT JUNIOR & COUTINHO, 2007). Como o texto e o leitor constituem a essência da aula de Literatura. Não apenas o texto, nem somente o leitor, mas ambos, em interação. A atividade desenvolvida através da utilização do podcast motivou o aluno a viver a leitura como um momento de interação com o texto. A atividade possibilitou a instrumentalização do aluno para outras leituras, contribuindo para o desenvolvimento de competências de leitura e escrita. Essa abordagem da Literatura, que prioriza a interação do leitor com o texto e parte do horizonte de expectativas do aluno na seleção de obras, demonstrou vantagens em relação à abordagem histórica dos livros didáticos. REFERÊNCIAS ALVES, Helder Pinheiro. Teoria da Literatura, crítica literária e ensino. IN: ALVES, Hélder Pinheiro; NÓBREGA, Marta (orgs.). Literatura da crítica à sala de aula. Campina Grande: Bagagem, 2006. BORDINI, Maria da Glória. Guia de leituras para alunos de 1º e 2º graus. Centro de Pesquisas Literárias. Porto Alegre: PUCRS/Cortez, 1989. COELHO, Nelly Novais. O ensino da Literatura. 4 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1975. BOTTENTUIT, JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. (2008) Use of Mobile Technologies in Portuguese Academic Community: an exploratory survey. IADIS 2007. COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. COUTINHO, Afrânio. O ensino da literatura. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1975. DANTAS, José Maria de Souza. Didática da literatura. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982. GOMES, Renato Cordeiro. A literatura no ensino de 1º e 2º graus. In: Cadernos da PUC/RJ. Série Letras e Artes: Rio de Janeiro, 1976. LEITE, Lígia Chiappini M. Invasão da catedral: literatura e ensino em debate. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1983. LOCKS, Maria de Lurdes R., OLIVEIRA, Delma Ferraz de, OLIVEIRA, Sidneya Gaspar (Org.). Desmistficando a redação. Pró-Reitoria de Ensino de Graduação-PREG, Comissão Permanente do Vestibular-COPERVE. Florianópolis-SC: Gráfica Editora Pallotti, 1997. PRIMO, A. F. T. (2005) Para além da emissão sonora: as interacções no podcasting. Intertexto, Porto Alegre, nº13, 2005. SUASSUNA. Ariano. O casamento Suspeitoso. FTD, SP. 2000. SARAIVA, Juracy Assmann. (Org.). Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001. VALENTE, J. A. Porquê o computador na educação. In: ProInfo.

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Aricelma – 18/04/2010
8 min - abril 2010
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