sexta-feira, 2 de maio de 2008

A DIVERSIDADE DO FEMININO EM REI LEAR*

Aricelma Costa Ibiapina

A diversidade do feminino em "Rei Lear", está representada nas três filhas de Lear: Goneril, Regane e Cordélia que, cada uma por sua vez, a seu modo, revelam aspectos do caráter feminino.

Através de suas palavras sutis e precisas, Goneril e Regane em seus sonhos de poder levam o Rei Lear a acreditar num amor grandioso e inexistente por parte delas, o que na verdade não seria amor e sim ambição. O uso que elas fazem de tais palavras, revela o poder da expressão em designar aquilo que não é como se fosse aquilo que é , ou seja, num jogo de fabulação intrincada e diabólica, a força das palavras cria o que não tem existência própria, dissimulando com argumentos sagaz e sutil o que é real. Essa dialética entre o ser e o não ser faz com que o Rei Lear enlouqueça, pois o que parece ser não é, e, o que é, não parece ser.

O mundo de Goneril e Regane, constitui-se em um mundo no qual a ilusão do real o ultrapassa, de maneira que apenas à maior distância se tem percepção dele, ou seja, logo de início existe uma trama elaborada por ambas, percebe-se na cena I, nas p. 29 e 30, quando Goneril diz: “_ Mana, não é pouco o que tenho a dizer sobre um assunto que nos toca muito de perto. Creio que nosso pai vai partir esta noite.” Regane, continua: _ “Isto é certeza, e em vossa companhia. No próximo mês ficará conosco.” Porém Goneril insinua algum plano para Regane quando afirma: “ _ Vistes como sua velhice é caprichosa; não é das menos valiosas a observação que tivemos oportunidade de fazer: sempre revelou muito mais afeição pela nossa irmã, transparecendo agora claramente a falta de senso com que acaba de expulsá-la”. Regane argumenta: _” È a fraqueza da idade, sendo certo que ele sempre se conheceu mal.” Daí Goneril com um espírito de ambição, complementa: _ “Até mesmo na melhor idade e de mais vigor, costumava revelar precipitação. Por isso, preparemo-nos para receber de sua velhice não somente os defeitos enraizados de longa data, como também as rabugices inconvenientes que trazem consigo os anos achacosos e irritáveis”. E continua: ...”Unamo-nos, é o que vos peço; se nosso pai conservar o poder com semelhante disposição, essa última abdicação de sua vontade só nos poderá ser prejudicial.” Regane então decide: “ _ Havemos de refletir melhor sobre isso.” E Goneril, lembra a irmã dizendo: “_ Precisamos fazer qualquer coisa, enquanto o assunto está quente.”

Então, este está quente representa a explicitação de todas as ações tramadas pelas duas irmãs. Isto é muito óbvio quando Regane disse, que elas precisavam fazer qualquer coisa, enquanto o assunto comentado entre elas estava quente. Foram exatamente seus planos e ações que acabaram fazendo com que Rei Lear se tornasse louco.

O Rei Lear consegue descobrir a realidade tal qual ela é somente pelos meandros da loucura, que é a forma que o consciente encontra de se desvincular do mundo exterior. Se a realidade passa a ser a sua imagem, é somente através da separação extrema desta imagem que se pode reatingir o real. Por isso, percebe-se que se deve às fantasias de Goneril e Regane a loucura de Rei Lear.

Quanto a Cordélia, esta por sua vez, surge como elemento de preservação da ordem natural primitiva, a qual fora subvertida pelas irmãs, proporcionando um ponto de origem e fixação para aquele que não quer perder a noção da verdade exterior.

Nota-se, na cena VII, p. 124125, quando ela angustiada diz: _ “Ó meu querido pai! Em meus lábios suspende teus remédios, convalescença, e deixa que este beijo repare a imensa dor que minhas manas produziram em tua reverência.” Continua:_ “Mesmo que pai não fosse delas duas, estes cabelos brancos lhes teriam forçado a compaixão. Uma cabeça como esta poderia ser exposta à fúria das rajadas? Defrontar-se com o trovão pavoroso e o mais ziguezaguear de temerosos raios? Ficar de guarda _ pobre sentinela! _ com este elmo tão fino? O próprio cão do meu inimigo, embora me tivesse mordido, houvera, numa noite dessas, permanecido junto do meu fogo. E tu, meu pobre pai, foste forçado a abrigar-te com porcos e mendigos numa pouca de palha embolorada! Ai, que dor. Maravilha é não haveres a um só tempo perdido a vida e o espírito. Vai acordar; falai-lhe.” Então se percebe que ainda resta um contentamento em Cordélia em ver, que o pai mesmo na situação de quase destruído, ainda tem a vida.

Cordélia desesperada implora ao pai em seu leito: “ _Senhor, olhai para o meu lado, e as mãos estendei sobre mim, para abençoar-me. Não, meu senhor! Não vos ponhais de joelhos!” ( cena VII, p. 125).

Rei Lear ao se aperceber da traição das filhas Goneril e Regane, e da sinceridade de Cordélia, a quem ele julgou bem antes, ser ela traidora, e ao saber que Goneril, mandou prender Cordélia e depois determinou que a enforcassem, fica enlouquecido e gritando: _ “Foi enforcada minha bonequinha! Não, não! Vida nenhuma! Por que causa terá vida um cavalo, um cão, um rato, e tu, fôlego algum? Não voltarás, oh! Nunca, nunca, nunca, nunca, nunca! Por obséquio, soltai-me este botão. Obrigado, senhor. Oh! Vedes isto? Olhai para ela” Vede os lábios dela! Olhai aqui! Olhai aqui!” (p. 146-147). Diante disso tudo Rei Lear, num gesto de dor extrema, morre, pois nada haveria a reparar.

Goneril e Regane mesmo casadas, contendiam e disputavam o amor de Edmundo, filho bastardo de um conde do reino. Quando Regane estava à beira da morte seu marido descobriu o adultério. Sendo assim, Goneril apunhalou seu coração com uma faca, suicidando-se.

O que se pode ver em comum entre personalidades tão distintas como Goneril, Regane e Cordélia de "Rei Lear" é a determinação e a insubmissão. Parece que elas vêm a experimentar a libertação da mulher, agem segundo suas vontades, restritamente, sem dúvidas, mas conduzindo os acontecimentos. Parece que elas vêm a experimentar a libertação da mulher, agem segundo suas vontades, restritamente, sem dúvidas, mas conduzindo os acontecimentos.

Todas enfatizam que a influência feminina existe e é sensível em proporção, produzindo, cômica ou tragicamente, a vivência humana e transferindo a imagem mental do feminino do afetado para o prudente; do ingênuo ao esperto; do manhoso ao astuto, para enfim se chegar à conotação de forte sexo frágil.

REFERÊNCIA

SHAKESPEARE. Macbeth. Harcourt Brace Jovanovich: Adventures in English literature, 1963. Trad. livre

SHAKESPEARE. Rei Lear. Real Gabinete Português de Leitura: Edições Melhoramentos. São Paulo. Indústria de papel. Europa. Ed. s/d.

*Texto apresentado na disciplina de Literatura Inglesa I, sob a responsabilidade da professora Ilza Léia, para obtenção de parte da 2ª nota – UEMA - 2005

Nenhum comentário:

Resultados de vídeo para aricelmaliteraturapodcast

literaturapodcast


Aricelma – 18/04/2010
8 min - abril 2010
www.youtube.com

www.youtube.com/literaturapodcastaricelmacibrasil

Material Disponível em: www.youtube.com/literaturapodcastaricelmacibrasil ou na Rádio Aluno: www.onlineradioalunomtc.com

http://blogliteraturapodcast.aricelmaci.com

Podcast disponível em:


http://blogliteraturapodcast.aricelmaci.com


Calendário, Chat da Terra, Links, Sites e Blogs Importantes

« 200720082009 »
JANEIRO
DSTQQSS
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031
1 - Confrat. Universal

FEVEREIRO
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
242526272829
2 - N. Srª dos Navegantes
5 - Carnaval

MARÇO
DSTQQSS
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031
21 - Paixão
23 - Páscoa

ABRIL
DSTQQSS
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930
21 - Tiradentes

MAIO
DSTQQSS
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1 - Dia do Trabalho
22 - Corpus Christi

JUNHO
DSTQQSS
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

JULHO
DSTQQSS
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

AGOSTO
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

SETEMBRO
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
7 - Procl. Independência
20 - Revolução Farroupilha

OUTUBRO
DSTQQSS
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031
12 - N. Srª Aparecida

NOVEMBRO
DSTQQSS
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30
2 - Finados
15 - Procl. da República

DEZEMBRO
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
25 - Natal




Acesse aqui o calendário de 2008

Julho 2008
S T Q Q S S D
« Jun


123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

FONÉTICA E FONOLOGIA

ORTOGRAFIA

MORFOLOGIA

SINTAXE

EXPANSÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA


Maranhão

http://chat03.terra.com.br

Selecione uma sala abaixo:
Salas
Entrar
Visitar
Pessoas
na Sala
Alcantara
0
Bacabal
0
Imperatriz
1
Santa Ines
0
Sao Jose de Ribamar
0
Sao Luiz
0

Livros - Paulo Freire

BAIXE AQUI É SÓ CLICAR NO NOME DO LIVRO

Homenagem a Paulo Freire

A importância do ato de ler

A pedagogia da esperança

Ação cultural para liberdade

Cartas a Guine Bissau

Conscientização

Educação e mudança

Extensão ou comunicação

Medo e ousadia

Pedagogia da indignação

Pedagogia do diálogo e conflito

Política e educação

Professora sim, tia não

Paulo Freire para educadores

Pedagogia da autonomia

Pedagogia do oprimido

Por uma pedagogia da pergunta

Regiões do Brasil

Região Centro-Oeste,

Goiás,Mato Grosso,

Mato Grosso do Sul,Distrito Federal

RegiãoNordeste,

Maranhão,Piauí,Ceará,Rio Grande do Norte

Região Norte

Acre,Amazonas,Roraima,Rondônia

Região Sudeste

Minas Gerais, Espírito Santo

Rio de Janeiro ,São Paulo.

Região Sul

Paraná,Santa Catarina

Rio Grande do Sul.
Novidade Cartão MegaBonus
Peça agora seu cartão megabonus e tenha lucro Real em suas compras
www.precard.com.br
Quer passar no ITA/ IME?
A maior aprovação ITA/ IME/ Fuvest. Material específico Turma ITA/IME
www.livrosdecursinhos.com.br
Converse com a galera
Chat, encontros, amor, romance Apaixone-se agora mesmo!
www.clubKdVc.com.br
Consulta CPF/CNPJ Online
Pendências e Restrições financeiras Protestos e Cheques sem fundo
www.CCFacil.com.br
Oi Toque
Musica toque p/ personalizar celular. Uma Semana Grátis!
Flycell.com.br/Toques
Sobre estes links

http://www.centrorefeducacional.com.br

http://novaescola.abril.com.br/

www.mec.gov.br

www.ufma.br

www.uema.br

www.univima.ma.gov.br

www.educacao.ma.gov.br

http://arianevidaepoesia.blogspot.com


http://ivetildedel.blogspot.com


http://eloizamarinho.blogspot.com


http://afragas3.blogspot.com


http://aricelmaci.blogspot.com


http://mariceiapedagoga.blogspot.com


http://raimundamari.blogspot.com


http://edvoneria.blogspot.com

http://verbenavrs.blogspot.com