PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA CRIAÇÃO DE RECURSO DIDÁTICO COM USO DE TABELAS, PLANILHAS, GRÁFICOS, SLIDES E INTERNET*
Aricelma Costa Ibiapina
Esta proposta tem a intenção de procurar ajudar professores e professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental a trabalharem sobre as regiões do Brasil.
Os professores e as professoras poderão criar uma matriz do material didático utilizando o Excel, o Word, o Power Point e/ou BrOffice. Org Calc, o Software BrOffice Impress e o BrOffice. Org Writer. Poderão também navegar na Web para procurar gravuras para os slides.
Sabemos que podemos avançar no sentido de buscar a criação de novos recursos didáticos utilizando assim os recursos tecnológicos.
1 JUSTIFICATIVA
Os alunos e alunas da 4ª série do turno vespertino da Escola Cida Linda do ProInfo NTE Imperatriz, estão com muita dificuldade de compreender sobre a localização do lugar que se encontram no Brasil. Por isto, por conta do compromisso e responsabilidade tanto dos alunos e alunas, como da professora Aricelma Costa Ibiapina, é que se intenciona esta Proposta Pedagógica, que implicará em um grande aprendizado tanto para a turma como para a professora. Para a confecção do material serão utilizadas tabelas, planilhas, gráficos, slides e a internet. Aproveitando a oportunidade a professora criará uma matriz do recurso e fará a reprodução de cópias em CDS para as crianças.
2 OBJETIVOS
2.1 Geral:
* Elaborar um material pedagógico sobre as Regiões do Brasil.
2.2 Específico:
*Compreender a localização das Regiões e dos Estados Brasileiros;
*Confeccionar o recurso pedagógico utilizando Planilhas, Tabelas, Gráficos, Slides e a Internet.
3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
*Estudo dirigido sobre as Regiões do Brasil;
*Elaboração de Planilhas, Tabelas, Gráficos e Slides sobre as Regiões do Brasil.
4 PASSOS IMPORTANTE PARA A CONFECÇÃO DO MATERIAL
1º Ler textos analisando as Regiões do Brasil;
2º Desenhar os passos para a compreensão da localização das Regiões do Brasil;
3º Construção individual de Planilhas, Tabelas, Gráficos e Slides sobre as Regiões do Brasil sob o direcionamento da professora;
4º Momentos de discussão para que se perceba a compreensão das crianças em relação à localização das Regiões do Brasil;
5ºApresentação em Slides das Regiões e Estados do Brasil.
5 RECURSOS
· Livros, revistas, jornais, internet e outros;
· Data-show, máquina fotográfica digital, pen drive, impressora, celular;
· Diversos tipos de papel pinceis, lápis, canetas, cola e outros.
6 AVALIAÇÃO
A avaliação será permanente, por intermédio de observação e registros do desenvolvimento intelectual ativo de cada aluno e aluna em suas habilidades e competências tanto individuais como coletivas.
Serão observadas também a independência das crianças na criação e apresentação das Planilhas, Tabelas, Gráficos, Slides e navegação na Internet.
* Proposta apresentada na turma do curso sobre Linux ProInfo do NTE, no ano de 2008, sob a responsabilidade da professora Cida Marconcine. Esta proposta foi apenas fictícia, nem mesmo o nome desta escola existe.
REFERÊNCIAS
MENINO, Denise Mattos. Série link do tempo: Geografia. Projeto Educacional para o século XXI. 4ª série. 2005.
PINELA, Thatiane, De olho no Futuro: História e Geografia. São Paulo. Quinteto Editorial, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário