A APRENDIAGEM E A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES LIVRES: Algumas propostas de atividades pedagógicas com o uso de recursos na internet*
Aricelma Costa Ibiapina
1 OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
3 ALGUMAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COM O USO DE RECURSOS NA INTERNET
A APRENDIAGEM E A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES LIVRES: Algumas propostas de atividades pedagógicas com o uso de recursos na internet*
Aricelma Costa Ibiapina
1 OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem podem ser compreendidos como a interface do aluno, por ser o principal espaço de interação e aprendizagem. É integrado ao LMS (Learning Management System) que permite controlar, desenvolver, gerenciar e acompanhar cursos e conteúdo on-line, possibilitando assim a automatização de aspectos administrativos, como inscrição, disponibilização de conteúdos, ferramentas de comunicação, registro de desempenho e atividades.
Os ambientes virtuais de aprendizagem possibilitam a consolidação de um espaço virtual para interação a distância, o que possibilita a troca de informações, a construção de conhecimento e a criação de comunidades virtuais que interagem através das redes por meio da utilização das ferramentas de comunicação.
Os ambientes virtuais de aprendizagem podem ser utilizados como suporte ao ensino presencial - como alternativa para promover discussões e troca de informações, para disponibilização de materiais e informações, para enviar e-mail e propor atividades - e como suporte fundamental para cursos à distância, pois viabilizam a comunicação, síncrona ou assíncrona, permitem o acompanhamento dos alunos, possibilitam a realização de atividades e avaliações, entrega de trabalhos, o desenvolvimento de trabalhos em grupos, dentre outras possibilidades viáveis pelo uso de recursos disponíveis.
Diante das inúmeras possibilidades e das alternativas proprietárias e livres disponíveis, atualmente, torna-se necessário levantar as necessidades dos cursos e/ou programas, no que se refere aos recursos necessários para suprir a metodologia e o formato adotado, para então realizar uma pesquisa, fazendo testes, buscando informações e indicações sobre os mesmos, visando selecionar o mais adequado e funcional.
2 OS EDUCADORES DE HOJE
Os educadores de hoje precisam compreender o que é mesmo a WEB, como acessar, como buscar. Hoje há uma urgência em se entender o que é um site, o que são links, browser, hipermídia, hipertexto, download. Todos na verdade precisam saber como salvar arquivo HTML ou txt, salvar figuras, como acessar e-mail, enviar e receber mensagens.
É muita coisa a fazer, e, se estamos no campo educacional não podemos fazer de conta que tudo isto não existe. Todos esses ‘conceitos’ podem ser encontrados na própria WEB. Para tanto, o profissional interessado deverá exercitar, experimentar, criar e resolver situações imediatas. Tudo isto só será possível com muito exercício.
3 ALGUMAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COM O USO DE RECURSOS NA INTERNET
Para o educador elaborar algumas propostas pedagógicas para usar recursos na internet, é importante que o princípio de tudo parta de uma conversa clara com a turma sobre: o contato com a WEB, discussão, bate-papo de um Ambiente Virtual de Estudo. Clariar sobre as expectativas das pessoas envolvidas com a proposta no sentido dos desafios da Internet para a educação.
Na seqüência é fundamentalmente importante que haja uma análise da própria equipe sobre tudo que foi discutido, para que se entenda o sentido de bater papo, quando queremos aprender a aprender na internet. È bom que fique bem claro sobre o papel do professor que utiliza o ambiente Web como local de aprendizagem.
A Internet pode mudar a prática do professor, é claro que ela não é a salvadora da prática pedagógica na sala de aula. Porém, se bem utilizada, poderá trazer grandes benefícios para o processo ensino aprendizagem. A Internet, assim como, todos os recursos de mídia, informação e comunicação que ela proporciona, modificam as relações entre alunos e professores como as formas de aprender e pensar e a produzir. Criar espaços para bate-papo com horários previamente marcados, como recurso didático, também é muito importante. É claro que para usar o bate-papo em sala de aula o professor deve explorá-lo antes, para que a turma esteja de fato preparada para a discussão, durante o próprio debate e após, para a sistematização e análise da discussão, pois a maioria dos ambientes permite a permanência do registro daquilo que foi discutido na memória do mesmo.
Desta forma com a utilização desse recurso, o professor pode avaliar como o aluno constrói seu pensamento em relação ao conteúdo que está sendo discutido. Às vezes o professor corre muito com os conteúdos, e, este ambiente nos permite refletir o que expressamos, pois tudo nele fica registrado.
4 CUMPRIR TAREFAS À DISTÂNCIA
Desde que o homem existe que a comunicação à distância é um grande aprendizado. Se pararmos para pensar, por exemplo, o apóstolo Paulo ensinava à distância através das epistólas, e outros que compreendiam o que ele escrevia eram os multiplicadores daquilo que ele ensinava. Naquele caso, a tecnologia utilizada era a escrita.
Depois avançamos consideravelmente com as publicações dos livros, a invenção do rádio, da televisão que além do som trouxe a imagem possibilitando muita riqueza para favorecer o aprendizado do homem.
A Internet é uma grandiosa e poderosa ferramenta de comunicação e informação, porém, por si só, não trará benefícios para a educação no ensino-aprendizagem.
Com a Internet o professor precisa rever posturas didáticas pedagógicas, estudar sempre sobre concepções de ensino aprendizagem, também observando a maneira como ensina e avalia. O professor precisa ter disponibilidade e comprometimento para desenvolver novas habilidades. Precisa planejar de outra forma, totalmente diferente de como vem planejando para o ensino presencial e conhecer bem as possibilidades do recurso que se está utilizando. Só vai ter sentido trabalhar com os softwares, se realmente o professor planejar.
5 PAPEL DO PROFEESOR HOJE
O professor hoje mais do que nunca precisa cuidar do aluno para que ele aprenda. O papel do professor é cuidar, acompanhar, coordenar, direcionar orientar, incentivar, resolver dúvidas, complementar, questionar, relacionar. Trabalhando com estes recursos o professor não será o centro e nem o tempo didático será monopolizado.
O professor de hoje precisa ser aquele que busca inovações tecnológicas, e, não se deixe envolver apenas por modismos pedagógicos. Precisa ser o profissional que reflete sobre sua ação e, durante a sua prática, desenvolve resignificações, tanto de concepções como da sua própria prática, seja em ambientes virtuais, seja em ambientes presenciais.
** Texto apresentado no Curso sobre Linux, no NTE-ProInfo, sob a responsabilidade da professora Cida Marconcine, no ano de 2008. As consultas para este texto estão nos Links das referências
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