sexta-feira, 23 de maio de 2008

A APRENDIAGEM E A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES LIVRES: Algumas propostas de atividades pedagógicas com o uso de recursos na internet*

Aricelma Costa Ibiapina

aricelma1406@gmail.com

1 OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

2 OS EDUCADORES DE HOJE

3 ALGUMAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COM O USO DE RECURSOS NA INTERNET

4 CUMPRIR TAREFAS À DISTÂNCIA

5 PAPEL DO PROFEESOR HOJE

6 REFERÊNCIAS

A APRENDIAGEM E A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES LIVRES: Algumas propostas de atividades pedagógicas com o uso de recursos na internet*

Aricelma Costa Ibiapina

aricelma1406@gmail.com

1 OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem podem ser compreendidos como a interface do aluno, por ser o principal espaço de interação e aprendizagem. É integrado ao LMS (Learning Management System) que permite controlar, desenvolver, gerenciar e acompanhar cursos e conteúdo on-line, possibilitando assim a automatização de aspectos administrativos, como inscrição, disponibilização de conteúdos, ferramentas de comunicação, registro de desempenho e atividades.

Os ambientes virtuais de aprendizagem possibilitam a consolidação de um espaço virtual para interação a distância, o que possibilita a troca de informações, a construção de conhecimento e a criação de comunidades virtuais que interagem através das redes por meio da utilização das ferramentas de comunicação.

Os ambientes virtuais de aprendizagem podem ser utilizados como suporte ao ensino presencial - como alternativa para promover discussões e troca de informações, para disponibilização de materiais e informações, para enviar e-mail e propor atividades - e como suporte fundamental para cursos à distância, pois viabilizam a comunicação, síncrona ou assíncrona, permitem o acompanhamento dos alunos, possibilitam a realização de atividades e avaliações, entrega de trabalhos, o desenvolvimento de trabalhos em grupos, dentre outras possibilidades viáveis pelo uso de recursos disponíveis.

Diante das inúmeras possibilidades e das alternativas proprietárias e livres disponíveis, atualmente, torna-se necessário levantar as necessidades dos cursos e/ou programas, no que se refere aos recursos necessários para suprir a metodologia e o formato adotado, para então realizar uma pesquisa, fazendo testes, buscando informações e indicações sobre os mesmos, visando selecionar o mais adequado e funcional.

2 OS EDUCADORES DE HOJE

Os educadores de hoje precisam compreender o que é mesmo a WEB, como acessar, como buscar. Hoje há uma urgência em se entender o que é um site, o que são links, browser, hipermídia, hipertexto, download. Todos na verdade precisam saber como salvar arquivo HTML ou txt, salvar figuras, como acessar e-mail, enviar e receber mensagens.

É muita coisa a fazer, e, se estamos no campo educacional não podemos fazer de conta que tudo isto não existe. Todos esses ‘conceitos’ podem ser encontrados na própria WEB. Para tanto, o profissional interessado deverá exercitar, experimentar, criar e resolver situações imediatas. Tudo isto só será possível com muito exercício.

3 ALGUMAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COM O USO DE RECURSOS NA INTERNET

Para o educador elaborar algumas propostas pedagógicas para usar recursos na internet, é importante que o princípio de tudo parta de uma conversa clara com a turma sobre: o contato com a WEB, discussão, bate-papo de um Ambiente Virtual de Estudo. Clariar sobre as expectativas das pessoas envolvidas com a proposta no sentido dos desafios da Internet para a educação.

Na seqüência é fundamentalmente importante que haja uma análise da própria equipe sobre tudo que foi discutido, para que se entenda o sentido de bater papo, quando queremos aprender a aprender na internet. È bom que fique bem claro sobre o papel do professor que utiliza o ambiente Web como local de aprendizagem.

A Internet pode mudar a prática do professor, é claro que ela não é a salvadora da prática pedagógica na sala de aula. Porém, se bem utilizada, poderá trazer grandes benefícios para o processo ensino aprendizagem. A Internet, assim como, todos os recursos de mídia, informação e comunicação que ela proporciona, modificam as relações entre alunos e professores como as formas de aprender e pensar e a produzir. Criar espaços para bate-papo com horários previamente marcados, como recurso didático, também é muito importante. É claro que para usar o bate-papo em sala de aula o professor deve explorá-lo antes, para que a turma esteja de fato preparada para a discussão, durante o próprio debate e após, para a sistematização e análise da discussão, pois a maioria dos ambientes permite a permanência do registro daquilo que foi discutido na memória do mesmo.

Desta forma com a utilização desse recurso, o professor pode avaliar como o aluno constrói seu pensamento em relação ao conteúdo que está sendo discutido. Às vezes o professor corre muito com os conteúdos, e, este ambiente nos permite refletir o que expressamos, pois tudo nele fica registrado.

4 CUMPRIR TAREFAS À DISTÂNCIA

Desde que o homem existe que a comunicação à distância é um grande aprendizado. Se pararmos para pensar, por exemplo, o apóstolo Paulo ensinava à distância através das epistólas, e outros que compreendiam o que ele escrevia eram os multiplicadores daquilo que ele ensinava. Naquele caso, a tecnologia utilizada era a escrita.

Depois avançamos consideravelmente com as publicações dos livros, a invenção do rádio, da televisão que além do som trouxe a imagem possibilitando muita riqueza para favorecer o aprendizado do homem.

A Internet é uma grandiosa e poderosa ferramenta de comunicação e informação, porém, por si só, não trará benefícios para a educação no ensino-aprendizagem.

Com a Internet o professor precisa rever posturas didáticas pedagógicas, estudar sempre sobre concepções de ensino aprendizagem, também observando a maneira como ensina e avalia. O professor precisa ter disponibilidade e comprometimento para desenvolver novas habilidades. Precisa planejar de outra forma, totalmente diferente de como vem planejando para o ensino presencial e conhecer bem as possibilidades do recurso que se está utilizando. Só vai ter sentido trabalhar com os softwares, se realmente o professor planejar.

5 PAPEL DO PROFEESOR HOJE

O professor hoje mais do que nunca precisa cuidar do aluno para que ele aprenda. O papel do professor é cuidar, acompanhar, coordenar, direcionar orientar, incentivar, resolver dúvidas, complementar, questionar, relacionar. Trabalhando com estes recursos o professor não será o centro e nem o tempo didático será monopolizado.

O professor de hoje precisa ser aquele que busca inovações tecnológicas, e, não se deixe envolver apenas por modismos pedagógicos. Precisa ser o profissional que reflete sobre sua ação e, durante a sua prática, desenvolve resignificações, tanto de concepções como da sua própria prática, seja em ambientes virtuais, seja em ambientes presenciais.

** Texto apresentado no Curso sobre Linux, no NTE-ProInfo, sob a responsabilidade da professora Cida Marconcine, no ano de 2008. As consultas para este texto estão nos Links das referências

6 REFERÊNCIAS

www.abed.org.br/congresso2005

www.edutecnet.com.br/textos;

www.projetovirtus.com.br;

apadilha@faintvisa.com.br

Nenhum comentário:

Resultados de vídeo para aricelmaliteraturapodcast

literaturapodcast


Aricelma – 18/04/2010
8 min - abril 2010
www.youtube.com

www.youtube.com/literaturapodcastaricelmacibrasil

Material Disponível em: www.youtube.com/literaturapodcastaricelmacibrasil ou na Rádio Aluno: www.onlineradioalunomtc.com

http://blogliteraturapodcast.aricelmaci.com

Podcast disponível em:


http://blogliteraturapodcast.aricelmaci.com


Calendário, Chat da Terra, Links, Sites e Blogs Importantes

« 200720082009 »
JANEIRO
DSTQQSS
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031
1 - Confrat. Universal

FEVEREIRO
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
242526272829
2 - N. Srª dos Navegantes
5 - Carnaval

MARÇO
DSTQQSS
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031
21 - Paixão
23 - Páscoa

ABRIL
DSTQQSS
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930
21 - Tiradentes

MAIO
DSTQQSS
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1 - Dia do Trabalho
22 - Corpus Christi

JUNHO
DSTQQSS
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

JULHO
DSTQQSS
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

AGOSTO
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

SETEMBRO
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
7 - Procl. Independência
20 - Revolução Farroupilha

OUTUBRO
DSTQQSS
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031
12 - N. Srª Aparecida

NOVEMBRO
DSTQQSS
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30
2 - Finados
15 - Procl. da República

DEZEMBRO
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
25 - Natal




Acesse aqui o calendário de 2008

Julho 2008
S T Q Q S S D
« Jun


123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

FONÉTICA E FONOLOGIA

ORTOGRAFIA

MORFOLOGIA

SINTAXE

EXPANSÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA


Maranhão

http://chat03.terra.com.br

Selecione uma sala abaixo:
Salas
Entrar
Visitar
Pessoas
na Sala
Alcantara
0
Bacabal
0
Imperatriz
1
Santa Ines
0
Sao Jose de Ribamar
0
Sao Luiz
0

Livros - Paulo Freire

BAIXE AQUI É SÓ CLICAR NO NOME DO LIVRO

Homenagem a Paulo Freire

A importância do ato de ler

A pedagogia da esperança

Ação cultural para liberdade

Cartas a Guine Bissau

Conscientização

Educação e mudança

Extensão ou comunicação

Medo e ousadia

Pedagogia da indignação

Pedagogia do diálogo e conflito

Política e educação

Professora sim, tia não

Paulo Freire para educadores

Pedagogia da autonomia

Pedagogia do oprimido

Por uma pedagogia da pergunta

Regiões do Brasil

Região Centro-Oeste,

Goiás,Mato Grosso,

Mato Grosso do Sul,Distrito Federal

RegiãoNordeste,

Maranhão,Piauí,Ceará,Rio Grande do Norte

Região Norte

Acre,Amazonas,Roraima,Rondônia

Região Sudeste

Minas Gerais, Espírito Santo

Rio de Janeiro ,São Paulo.

Região Sul

Paraná,Santa Catarina

Rio Grande do Sul.
Novidade Cartão MegaBonus
Peça agora seu cartão megabonus e tenha lucro Real em suas compras
www.precard.com.br
Quer passar no ITA/ IME?
A maior aprovação ITA/ IME/ Fuvest. Material específico Turma ITA/IME
www.livrosdecursinhos.com.br
Converse com a galera
Chat, encontros, amor, romance Apaixone-se agora mesmo!
www.clubKdVc.com.br
Consulta CPF/CNPJ Online
Pendências e Restrições financeiras Protestos e Cheques sem fundo
www.CCFacil.com.br
Oi Toque
Musica toque p/ personalizar celular. Uma Semana Grátis!
Flycell.com.br/Toques
Sobre estes links

http://www.centrorefeducacional.com.br

http://novaescola.abril.com.br/

www.mec.gov.br

www.ufma.br

www.uema.br

www.univima.ma.gov.br

www.educacao.ma.gov.br

http://arianevidaepoesia.blogspot.com


http://ivetildedel.blogspot.com


http://eloizamarinho.blogspot.com


http://afragas3.blogspot.com


http://aricelmaci.blogspot.com


http://mariceiapedagoga.blogspot.com


http://raimundamari.blogspot.com


http://edvoneria.blogspot.com

http://verbenavrs.blogspot.com