domingo, 25 de maio de 2008

O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DAS TECNOLOGIAS DE HOJE*

aricelma1406@gmail.com

Sabemos que o universo das informações flui e amplia-se a cada instante. Sendo assim, as aulas de informações e decorebas perdem espaço, pois já estão mortas, e, muitos dos recursos utilizados neste tipo de aula parecem enfeites para defunto. Por isto o professor tem um papel muito importante no processo de aprendizagem com a utilização da tecnologia da informática.

A sociedade está mudando permanentemente em todos os sentidos atingindo também, as formas de ensinar e aprender, lamentavelmente várias maneiras de ensinar não dão mais certo. Hoje, aprende-se muito pouco em relação aos esforços despendidos. Professores e alunos sabem que ambos quase sempre estão apenas cumprindo horário dentro das escolas e se entupindo de conteúdos. Porém precisamos ter a clareza de que não é o computador a primeira tecnologia a ser introduzida na escola, e, como as outras tantas, não trará sozinho a salvação para a educação.

Se ensinar dependesse só de tecnologias já teríamos achado soluções há muito tempo. Não se trata aqui de minimizar sua importância e sim de compreender que ensinar e aprender são desafios que enfrentamos em todas as épocas, em especial neste novo modelo de gestão que enfatiza a informação e o conhecimento. Mudar a educação não é um processo rápido e fácil. As mudanças na educação dependem de vários fatores. Depende de termos professores maduros intelectual e emocionalmente, pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas, que saibam motivar e dialogar; depende de termos uma equipe técnico-administrativo-pedagógica composta de profissionais mais abertos, que entendam todas as dimensões que estão envolvidas no processo pedagógico depende inclusive dos alunos uma vez que alunos curiosos e motivados facilitam enormemente o processo, estimulam as melhores qualidades do professor, tornam-se interlocutores lúcidos e parceiros na caminhada do professor-educador (MORAN, 2000).

O que não podemos ignorar é que somos de uma geração denominada de sociedade da informação na qual o professor sente que precisa mudar sua prática ao se confrontar com uma nova categoria do conhecimento chamada de digital. Há três formas de comunicação a oral, a escrita e a digital, e não podemos ser ingênuos a ponto de não identificarmos a digital como a que mais possui uma velocidade de comunicação significativa e que a escola, neste avanço tecnológico, não poderá passar impune.

A escola é sem dúvida afetada pelos avanços tecnológicos e não podemos deixar de compreender as mudanças que estes avanços exigem. Paulo Freire já dizia que a necessidade de sermos homens e mulheres do nosso tempo emprega todos os recursos disponíveis para dar o grande salto que nossa educação exige.

A utilização da tecnologia da informática na educação tem um papel relativo tendo em vista ser apenas um instrumento que irá auxiliar na aprendizagem do aluno.

Não é a tecnologia que vai resolver ou solucionar o problema educacional no Brasil. Poderá colaborar, no entanto, se for usada adequadamente, para o desenvolvimento educacional de nossos alunos. (MASETTO, 2000)

Encontramos na Web diferentes ambientes virtuais de suporte para o processo de ensino e aprendizagem, são constituídos por um conjunto de ferramentas que favorecem a organização, o gerenciamento e as várias formas de interação.

A dinâmica e o gerenciamento do Fórum de Discussão, com vistas a instigar a participação e a interação entre os alunos, demanda de o professor atentar para alguns aspectos ferramenta Portfólio (individual e/ou em grupo) representa um espaço importante, porque o aluno e/ou um grupo de alunos pode(m) compartilhar com os colegas e/ou professor suas atividades/projetos durante o processo de elaboração. Isto significa que a ênfase da aprendizagem está centrada no processo e, portanto, na possibilidade de o aluno poder dar e receber feedback sobre aquilo que está produzindo individualmente e/ou em grupo. A diversidade de olhares enriquece o feedback do aluno, provocando com isso novas relações e a busca de novas compreensões (Prado & Valente, 2002).

Os professores poderão oportunizar seus alunos a participarem de chats permitindo assim, uma conversa em tempo-real entre os participantes. Há muitos espaços disponíveis na Web gratuitamente. A sua utilização pode ser diversificada, por exemplo, pode ser interessante ter um chat como um momento do brain-storm entre os participantes (Masetto, 2000). Este tipo de encontro on-line pode caracterizar-se como um momento criativo, construído coletivamente para gerar novas idéias e temas a serem estudados e aprofundados.

Tudo isto depende muito de tempo e espaço, assim como compromisso e empenho ativo tanto de professores como de alunos principalmente.

* Texto apresentado na turma do curso sobre Linux PROINFO do NTE, no ano de 2008, sob a responsabilidade da professora Cida Marconcine.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, M. E. B. (2001). Formando professores para atuar em ambientes virtuais de aprendizagem. In: Almeida, F. J. (coord.). Projeto Nave. Educação a distância. Formação de professores em ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagem. São Paulo: s.n.

MASETTO, M. T. (2000). Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J. M. & MASETTO, M. T, & BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas (SP): Papirus.

MORAN, J. M. (2000). Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M. & MASETTO, M. T., & BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas (SP): Papirus.

PERRENOUD, P. (2000). Dez competências para Ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

PRADO, M. E. B. B & MARTINS, M. C. (2001) A mediação pedagógica em propostas de formação continuada de professores em informática na educação. VIII Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED: Brasília, DF, publicado no site http:// www.abed.org.br.

PRADO, M. E. B. B. & VALENTE, J. A. (2002). A educação a distância possibilitando a formação do professor com base no ciclo da prática pedagógica. In: Moraes, M.C. (org.) Educação a Distância: fundamentos e práticas. Campinas (SP): NIED-UNICAMP.

VALENTE, J. A. (1999). Diferentes abordagens de educação a distância. Coleção Série Informática na Educação - TV Escola, publicado no site: http://www.proinfo.gov.br

Links dos Sites visitados para a elaboração deste texto

www.infoeduc.maisbr.com

www.cidade.usp.br

www.alb.com.br

www.br.geocities.com

www.oei.es/revistactsi

www.webartigos.com

www.infoeduc.maisbr.com

www.nic.br

www.eca.usp.br/prof/moran

www.mackenzie.br/moran

Nenhum comentário:

Resultados de vídeo para aricelmaliteraturapodcast

literaturapodcast


Aricelma – 18/04/2010
8 min - abril 2010
www.youtube.com

www.youtube.com/literaturapodcastaricelmacibrasil

Material Disponível em: www.youtube.com/literaturapodcastaricelmacibrasil ou na Rádio Aluno: www.onlineradioalunomtc.com

http://blogliteraturapodcast.aricelmaci.com

Podcast disponível em:


http://blogliteraturapodcast.aricelmaci.com


Calendário, Chat da Terra, Links, Sites e Blogs Importantes

« 200720082009 »
JANEIRO
DSTQQSS
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031
1 - Confrat. Universal

FEVEREIRO
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
242526272829
2 - N. Srª dos Navegantes
5 - Carnaval

MARÇO
DSTQQSS
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031
21 - Paixão
23 - Páscoa

ABRIL
DSTQQSS
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930
21 - Tiradentes

MAIO
DSTQQSS
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1 - Dia do Trabalho
22 - Corpus Christi

JUNHO
DSTQQSS
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

JULHO
DSTQQSS
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

AGOSTO
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

SETEMBRO
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
7 - Procl. Independência
20 - Revolução Farroupilha

OUTUBRO
DSTQQSS
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031
12 - N. Srª Aparecida

NOVEMBRO
DSTQQSS
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30
2 - Finados
15 - Procl. da República

DEZEMBRO
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
25 - Natal




Acesse aqui o calendário de 2008

Julho 2008
S T Q Q S S D
« Jun


123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

FONÉTICA E FONOLOGIA

ORTOGRAFIA

MORFOLOGIA

SINTAXE

EXPANSÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA


Maranhão

http://chat03.terra.com.br

Selecione uma sala abaixo:
Salas
Entrar
Visitar
Pessoas
na Sala
Alcantara
0
Bacabal
0
Imperatriz
1
Santa Ines
0
Sao Jose de Ribamar
0
Sao Luiz
0

Livros - Paulo Freire

BAIXE AQUI É SÓ CLICAR NO NOME DO LIVRO

Homenagem a Paulo Freire

A importância do ato de ler

A pedagogia da esperança

Ação cultural para liberdade

Cartas a Guine Bissau

Conscientização

Educação e mudança

Extensão ou comunicação

Medo e ousadia

Pedagogia da indignação

Pedagogia do diálogo e conflito

Política e educação

Professora sim, tia não

Paulo Freire para educadores

Pedagogia da autonomia

Pedagogia do oprimido

Por uma pedagogia da pergunta

Regiões do Brasil

Região Centro-Oeste,

Goiás,Mato Grosso,

Mato Grosso do Sul,Distrito Federal

RegiãoNordeste,

Maranhão,Piauí,Ceará,Rio Grande do Norte

Região Norte

Acre,Amazonas,Roraima,Rondônia

Região Sudeste

Minas Gerais, Espírito Santo

Rio de Janeiro ,São Paulo.

Região Sul

Paraná,Santa Catarina

Rio Grande do Sul.
Novidade Cartão MegaBonus
Peça agora seu cartão megabonus e tenha lucro Real em suas compras
www.precard.com.br
Quer passar no ITA/ IME?
A maior aprovação ITA/ IME/ Fuvest. Material específico Turma ITA/IME
www.livrosdecursinhos.com.br
Converse com a galera
Chat, encontros, amor, romance Apaixone-se agora mesmo!
www.clubKdVc.com.br
Consulta CPF/CNPJ Online
Pendências e Restrições financeiras Protestos e Cheques sem fundo
www.CCFacil.com.br
Oi Toque
Musica toque p/ personalizar celular. Uma Semana Grátis!
Flycell.com.br/Toques
Sobre estes links

http://www.centrorefeducacional.com.br

http://novaescola.abril.com.br/

www.mec.gov.br

www.ufma.br

www.uema.br

www.univima.ma.gov.br

www.educacao.ma.gov.br

http://arianevidaepoesia.blogspot.com


http://ivetildedel.blogspot.com


http://eloizamarinho.blogspot.com


http://afragas3.blogspot.com


http://aricelmaci.blogspot.com


http://mariceiapedagoga.blogspot.com


http://raimundamari.blogspot.com


http://edvoneria.blogspot.com

http://verbenavrs.blogspot.com