PROPOSTA DE PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO DE TEXTOS*
Aricelma Costa Ibiapina
Esta proposta tem a intenção de procurar mostrar aos professores que o ensino produtivo para a aquisição de novas habilidades lingüísticas e para o desenvolvimento do prazer e da competência de escrever é extremamente necessário nos dias de hoje. Sabemos que podemos avançar no sentido de buscar a produção textual.
1 JUSTIFICATIVA
Os alunos e alunas do 1º ano “A” da Escola Super Linux ProInfo, do turno vespertino estão apresentando grandes dificuldades na produção de textos no que se refere a sua conceituação em tipos de uma prática de elaboração textual restrita apenas à prática escolarizada. Por isto, por conta do compromisso e responsabilidade tanto dos alunos como dos professores, na organização do I Encontro Estudantil das Escolas Estadual no Maranhão, há uma oportunidade de trabalhar essa deficiência na produção textual contextualizando com o que os alunos e alunas vivenciam na sala de aula, trabalhando-se com a problematização desta situação problema.
2 OBJETIVOS
2.1 Geral:
* Elaborar vários textos em diferentes gêneros textuais.
2.2 Específicos:
*Analisar diversos tipos de texto e gênero textual;
*Compreender o que são textos e gêneros de textos.
3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
*Estudo dirigido sobre os diferentes tipos de textos e gêneros textuais;
*Leitura direcionada de textos em diferentes tipos e gêneros;
*Elaboração de oficinas de textos, tanto de Produção Individual, quanto de Produção Coletiva.
4 PASSOS IMPORTANTE PARA A PRODUÇÃO
1º Ler textos analisando a coesão, coerência, intencionalidade, informatividade e aceitabilidade textual;
2º Observar as idéias principais dos textos;
3º Construção individual de textos;
4º Partilha dos textos, para que haja discussão e análise sobre os mesmos;
5º Avaliação escrita sobre as análises feitas;
6º Momentos de discussão para que se perceba o desenvolvimento intelectual ativo dos alunos
7ºReescrita dos textos quantas vezes for necessário;
5 RECURSOS
· Data-show, máquina fotogáfica digital, pen drive, impressora, celular;
· Diversos tipos de papel pinceis, lápis, canetas, cola e outros.
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura, Parâmetros Curriculares Nacionais, 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental. Brasília, 2001.
CALL, Eduardo. Lendo e produzindo textos científicos. 2000
Gonçalves, Adair Vieira. O fazer significativo por escrito. 2002
_________. A produção de texto numa perspectiva dialógica. 2003
Nenhum comentário:
Postar um comentário