A INTERNET NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO*
Aricelma Costa Ibiapina
A Internet, na sociedade da informação, funciona como uma janela para o mundo. A maior disponibilidade de informações decorrentes do avanço tecnológico não propicia, por si só, uma melhoria na formação das pessoas. A Internet deve ser incorporada ao universo escolar como uma contribuição para a transformação das possibilidades da ação educativa.
O uso da Internet deve estar comprometido com o avanço da educação pública de qualidade no Brasil, contribuindo para a formação de sujeitos críticos e criativos, protagonistas da melhoria de vida pessoal e coletiva.
A apropriação da Internet na escola deve estar orientada a uma mudança de paradigma nos processos de ensino e aprendizagem e na forma de interação entre quem aprende quem ensina e o objeto do conhecimento. Ambientes de aprendizagem com ferramentas para trabalhos colaborativos na Internet constituem importante contribuição à educação na medida em que podem estimular o desenvolvimento das capacidades de aprender a aprender, aprender a conviver, aprender a ser e aprender a fazer, promovendo e estimulando o domínio dos códigos da modernidade.
A tecnologia apresenta o conhecimento. E o papel do aluno é receber o conhecimento, como se ele fosse apresentado pelo próprio professor. A própria tecnologia é objeto de aprendizagem em que o aluno aprende ensinando o computador e em que o aluno aprende usando as tecnologias como ferramentas que o apóiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento (ferramentas cognitivas). Nesse caso a questão determinante não é a tecnologia em si mesma, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia, usando-a, sobretudo, como estratégia cognitiva de aprendizagem.
A Informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim ser um complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do indivíduo. As profundas e rápidas transformações, em curso no mundo contemporâneo, estão exigindo dos profissionais que atuam na escola, de um modo geral, uma revisão de suas formas de atuação.
*Texto apresentado no Curso sobre Linux sob a responsabilidade da professora Cida Marconcine no ano de 2008.Os fragmentos deste texto foram organizados dos sites que estão nos links das referências abaixo.
REFERÊNCIAS
• http://educacaoeinternet.clickblog.com.br
• www.educacional.com.br
• www.sbq.org.br/ranteriores
• www.luispitta.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário